Descrição do produto
Rosulib 10mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.
Indicação:
Rosulib deve ser usado como auxiliar à dieta quando a resposta à dieta e aos exercícios é inadequada.
Em pacientes adultos com hipercolesterolemia (nível elevado de colesterol no sangue) Rosulib é indicado para:
- Redução dos níveis de LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumento do HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) e dislipidemia mista (níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue) (Fredrickson tipos IIa e IIb). Rosulib também diminui ApoB, não-HDLC, VLDL-C, VLDL-TG, e as razões LDL-C/HDL-C, C- total/HDL-C, não-HDL-C/HDL-C, ApoB/ApoA-I e aumenta ApoA-I nestas populações.
- Tratamento da hipertrigliceridemia isolada (nível elevado de triglicérides no sangue) (hiperlipidemia de Fredrickson tipo IV).
- Redução do colesterol total e LDL-C em pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica, tanto isoladamente quanto como auxiliar à dieta e a outros tratamentos para redução de lipídios (por ex.: aférese de LDL), se tais tratamentos não forem suficientes.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade
- Rosulib é indicado para redução do colesterol total, LDL-C e ApoB em pacientes com hipercolesterolemia familiar heterozigótica (HeFH).
Contraindicação:
- Você não deve utilizar Rosulib se for alérgico à rosuvastatina ou a qualquer um dos componentes do medicamento, se estiver com doença no fígado, e se tiver insuficiência hepática ou renal (funcionamento alterado do fígado ou rins).
Rosulib também não deve ser utilizado por pacientes grávidas ou que pretendem engravidar e que não estão usando métodos contraceptivos apropriados. Você não deve utilizar Rosulib se estiver amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Precauções:
- Pacientes que estiverem tomando ciclosporina (medicamento usado após transplante de órgãos) devem evitar o uso de Rosulib.
- Rosulib deve ser utilizado com cuidado por pacientes que tenham história de doença hepática (doença do fígado), que ingerem regularmente grandes quantidades de álcool e que estejam tomando os seguintes medicamentos: varfarina, genfibrozila, inibidores da protease (sozinhos ou em combinação), regorafenibe, darolutamida, ácido fusídico e antiácidos.
- Devido à possibilidade de alterações hormonais (por exemplo: redução de um hormônio chamado cortisol), é necessário cuidado no uso concomitante de Rosulib e os medicamentos cetoconazol, espironolactona e cimetidina.
- Não se espera que Rosulib afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.
- Informe imediatamente ao seu médico se durante o tratamento com Rosulib você sentir dores musculares inexplicadas, sensibilidade ou fraqueza, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre, ou se tem história de dor muscular.
- Assim como outros medicamentos da classe das estatinas, o uso da rosuvastatina pode levar ao aumento do nível de glicose e hemoglobina glicada no sangue e, em alguns casos, estes aumentos podem exceder o valor limite para o diagnóstico do diabetes, principalmente em pacientes com alto risco de desenvolvimento do diabetes.
- Podem ocorrer alterações nos resultados de exames laboratoriais referentes ao funcionamento do fígado e dos músculos.
- É recomendado o monitoramento nos níveis de enzimas do fígado antes e por 12 semanas após o início do tratamento ou quando ocorrer alteração de doses do medicamento e, depois periodicamente, conforme estabelecido pelo seu médico.
- Em caso de doença grave e internação, comunique seu médico que você está tomando Rosulib, pois pode ser necessário parar o tratamento por um curto período de tempo.
- Se você ficar grávida durante o tratamento com Rosulib, você deve parar de tomá-lo imediatamente e comunicar seu médico.
- Este medicamento contém lactose (58,69 mg/ comprimido para Rosulib 5 mg; 53,69 mg/comprimido para Rosulib 10 mg; 107,38 mg/comprimido para Rosulib 20 mg).
- Informe seu médico caso você tenha problemas de intolerância à lactose.
Modo de Uso:
1) Os comprimidos de Rosulib devem ser ingeridos inteiros, uma vez ao dia, por via oral, com água, a qualquer hora do dia, com ou sem alimentos. Porém, procure tomar Rosulib no mesmo horário, todos os dias.
O USO DESSE MEDICAMENTO PODE TRAZER RISCOS, CONSULTE UM MÉDICO OU FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
Ficha técnica
- EAN
- 7897595632302
- SKU
- 9587
- Peso (kg)
- 0.026
- Marca
- Classe Terapêutica
- Estatinas, Inibidores Da Redutase Hmg-Coa
- Princípios Ativos
- Rosuvastatina Calcica