Descrição do produto
Indicação:
DUOVENT N é indicado para o tratamento e prevenção dos sintomas de asma e bronquite crônica.
Contraindicação:
Você não deve usar DUOVENT N se tiver cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica (problema grave do coração); aceleração dos batimentos do coração; alergia aos componentes da fórmula ou a substâncias atropínicas.
Precauções:
Não foram estabelecidas a segurança e eficácia do uso desse produto em pacientes portadores de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) com idade abaixo de 18 anos.
ATENÇÃO: DUOVENT N possui metade da concentração do DUOVENT na formulação antiga com CFC. Portanto, 1 DOSE (PUFF) da formulação com CFC equivale a 0,04mg e 0,1mg de brometo de ipratrópio e bromidrato de fenoterol, respectivamente, e 1 DOSE (PUFF) da formulação com HFA equivale a 0,02mg e 0,05 mg de brometo de ipratrópio e bromidrato de fenoterol, respectivamente.
Se você tiver falta de ar repentina ou piora rápida de sua falta de ar procure imediatamente um médico. Se você tem asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada o uso deve ser feito apenas se sentir falta de ar ou na crise propriamente dita. Esse tipo de uso é preferível ao uso regular ou contínuo.
O uso regular de quantidades crescentes de DUOVENT N e produtos com ação similar, para controlar sintomas de obstrução dos brônquios, pode significar que a doença não está adequadamente controlada.
No caso de piora, o aumento da dose de DUOVENT N além da dose recomendada e por período de tempo prolongado poderá ser pouco apropriado e eventualmente perigoso para sua saúde.
Nesta situação, procure seu médico. Não use outros broncodilatadores com DUOVENT N sem orientação do médico. Se você tem diabetes mellitus não controlada com o tratamento, teve um infarto recente ou outros problemas graves nos vasos e no coração, tem excesso de hormônios da tireoide ou feocromocitoma (tumor renal), seu médico deverá avaliar os riscos e benefícios do uso de DUOVENT N, principalmente nas doses maiores que as recomendadas.
Caso você tenha problemas cardíacos graves e durante o uso de DUOVENT N surgirem dor no peito ou outros sintomas de piora da doença cardíaca, procure o médico.
O uso de DUOVENT N pode provocar queda da quantidade de potássio no sangue. Se você tiver predisposição ou maior risco de desenvolver glaucoma (aumento da pressão dentro do olho), ou obstrução no fluxo do trato urinário como aumento da próstata e obstrução do colo vesical (que causa dificuldade para urinar), deverá ter cautela ao usar DUOVENT N.
Você deve seguir a correta utilização de DUOVENT N, tendo cuidado para que o conteúdo não atinja seus olhos, pois há relatos de casos isolados de complicações oculares quando o conteúdo da solução entrou em contato, acidentalmente, com os olhos. Se você tiver desconforto ou dor nos olhos, visão embaçada, visão de imagens coloridas ou halos juntamente com olhos avermelhados, isto pode ser sinal de glaucoma. Aparecendo qualquer desses sintomas use uma solução miótica (para contrair a pupila) e procure imediatamente um oftalmologista. Se você tem fibrose cística (funcionamento alterado da secreção de algumas glândulas), pode estar mais propenso a ter problemas de funcionamento do intestino.
Após o uso de DUOVENT N podem ocorrer reações alérgicas imediatas como urticária (vergões vermelhos na pele com coceira), inchaço dos lábios, língua e garganta, erupções na pele, estreitamento dos brônquios e choque anafilático. Como acontece com outros medicamentos inalatórios, pode ocorrer broncoespasmo paradoxal (estreitamento dos brônquios não esperado) após o uso de DUOVENT N levando a falta de ar repentina, e pode ser fatal.
Se o broncoespasmo paradoxal ocorrer, seu médico avaliará a descontinuação de DUOVENT N e substituição de uma terapia alternativa. Não existem restrições ao uso de DUOVENT N em pacientes maiores de 65 anos, desde que sigam corretamente as precauções acima e a orientação de seu médico.
O uso de DUOVENT N pode levar a resultados positivos devido à presença do fenoterol em testes antidoping, no contexto de aumento do desempenho atlético, consulte seu médico. Durante o tratamento com DUOVENT N podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis como tonturas, tremor, dificuldade para acomodar a visão e enxergar de perto/longe, dilatação da pupila e visão embaçada.
Portanto, se você apresentar esses sintomas, deve evitar tarefas potencialmente perigosas como dirigir automóveis ou operar máquinas. Este medicamento pode causar doping
Modo de uso:
O uso correto da solução pressurizada para inalação é essencial para o sucesso do tratamento. Retire a tampa protetora e pressione a válvula duas vezes antes de usar a solução pressurizada para inalação pela primeira vez.
Evite o contato com os olhos. Você deve seguir as seguintes instruções antes de cada uso:
1) Retire a tampa protetora (se o inalador não for utilizado por mais de três dias, acione a válvula uma vez antes de seu uso).
2) Solte todo o ar dos pulmões.
3) Segure o inalador conforme figura abaixo, e coloque os lábios em volta do bocal. A seta e a base do frasco devem apontar para cima.
4) Inspire (puxe o ar) o mais profundamente possível, e ao mesmo tempo pressione firmemente a base do frasco, isto liberará uma dose de solução pressurizada (puff). Prenda a respiração por poucos segundos (5 a 10 segundos), e em seguida retire da boca o bocal, soltando o ar. Repita esses passos para a segunda inalação.
5) Recoloque a tampa protetora após o uso.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.
Ficha técnica
- EAN
- 7896026304917
- SKU
- 522
- Marca
- Classe Terapêutica
- Associações de Anticolinérgicos de Curta Duração com Agonistas-B2 de Curta Duração, Inalantes
- Princípios Ativos
- Brometo de Fenoterol, Brometo de Ipratrópio