Descrição do produto
Indicação:
Clob-X® (propionato de clobetasol) spray 0,42 mg/mL é indicado para o tratamento de psoríase em placa de intensidade moderada a grave em adultos. A psoríase é causada pela produção exagerada das células da sua pele.
Contraindicação:
Não utilize este medicamento:
- Se você for alérgico (hipersensível) ao propionato de clobetasol ou a qualquer um dos demais componentes da fórmula.
- Se você tiver alguma infecção de pele causada por mico bactérias, bactérias (ex. impetigo, um tipo de rash na face), vírus (ex. catapora, herpes simplex, herpes zoster), fungos (ex. candidíase, micose) ou parasitas.
- Se você tiver feridas ulcerosas ou durante cicatrização.
Não aplicar este medicamento nos olhos (devido ao risco de catarata e glaucoma, que é o aumento de pressão no olho).
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante o período de amamentação sem orientação médica.
Este medicamento é contraindicado para menores de 18 anos de idade.
Precauções:
Hipersensibilidade a corticosteroides pode ser observada.
O propionato de clobetasol não é recomendado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a outros corticosteroides.
Os corticosteroides tópicos podem induzir: efeito rebote pós-tratamento, recidiva, desenvolvimento de tolerância (taquifilaxia) e desenvolvimento de toxicidade local ou sistêmica como atrofia da pele, infecção (incluindo casos isolados de infecções sistêmicas), telangiectasia da pele (aparecimento de vasos) ou supressão do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.
Em raros casos, o tratamento de psoríase com corticosteroide (ou sua retirada) provoca psoríase pustular generalizada, em caso de uso tópico intensivo e prolongado.
O uso de propionato de clobetasol não é recomendado em pacientes com acne, rosácea vermelhidão severa na pele e ao redor do nariz) ou dermatite perioral rash vermelho ao redor da boca).
A absorção sistêmica de corticosteroides tópicos (que afeta o corpo de forma generalizada) pode causar efeitos como a supressão adrenal reversível, resultando em diminuição da produção de corticoides produzidos em nosso organismo, podendo manifestar síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria em alguns pacientes, de modo reversível. As condições que aumentam a absorção sistêmica incluem uso sobre grandes superfícies, uso por tempo prolongado e adição de curativos oclusivos ou áreas sob oclusão (tampadas). Portanto, os pacientes que aplicam esteroides tópicos em grandes superfícies, por tempo prolongado ou em áreas sob oclusão devem ser avaliados periodicamente pelo seu médico.
A interrupção abrupta do tratamento pode levar à insuficiência adrenal aguda, especialmente em crianças.
Certas áreas do corpo, tais como face, região genitoanal, virilha e axilas são mais propensas a desenvolver alterações tróficas, telangiecstasia ou dermatites após tratamento com corticosteroides.
Clob-X® spray não deve ser usado na face, virilha ou axilas.
Evite o contato do produto com os olhos e lábios, e em caso de contato, enxágue abundantemente com água todas as partes do corpo que entraram em contato com o produto.
O rosto, mais que outras áreas, pode exibir alterações tróficas após o uso prolongado de corticosteroides tópicos.
Os pacientes devem ser instruídos a utilizar o propionato de clobetasol apenas pelo mínimo tempo necessário para atingir o resultado desejado.
Na presença de infecções dermatológicas, deve-se instituir o uso de agente antifúngico ou antibacteriano apropriado. Se não ocorrer resposta favorável imediata, o uso de propionato de clobetasol deve ser descontinuado até que a infecção tenha sido adequadamente controlada.
Distúrbios visuais: Distúrbios visuais podem ser reportados após o uso sistêmico ou tópico de corticosteroide. Caso apresente algum sintoma como visão turva ou qualquer outro desconforto visual, o médico deve ser consultado para avaliação das possíveis causas que podem incluir catarata, glaucoma ou, em raros casos, corioretinopatia central serosa (CCS).
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas: Não se espera que este medicamento afete a capacidade de dirigir e operar máquinas.
Gravidez: Este medicamento deve ser utilizado somente sob prescrição médica e após avaliação do risco/benefício para o paciente.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante o período de amamentação sem orientação médica.
Lactação: Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.
Clob-X® spray não deve ser prescrito à mulheres durante o período de amamentação ao menos que indicado pelo médico.
Informe o seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Atenção: produto inflamável. Evite contato com fogo, chama ou cigarros durante ou imediatamente após a aplicação.
Modo de uso:
1) Antes do primeiro uso, remova a válvula spray do invólucro (embalagem primária).
2) Remova a tampa do frasco e mantenha-o na posição vertical.
3) Insira a válvula no frasco e gire no sentido horário até estar bem fixado.
4) Gire a haste da válvula, até o destrave do spray. O sistema estará pronto para uso.
5) Após o uso, retornar a haste para a posição inicial para o travamento da válvula.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.
Ficha técnica
- EAN
- 7897930762619
- SKU
- 15312
- Peso (kg)
- 100
- Marca
- Classe Terapêutica
- Corticoesteróides Tópicos Puros
- Princípios Ativos
- propionato de clobetasol