Descrição do produto
Indicação:
- Este medicamento é um anti-histamínico destinado ao tratamento das manifestações alérgicas, tais como sintomas de rinite alérgica (incluindo espirros, obstrução nasal, prurido, coriza, conjuntivite alérgica e febre do feno) e urticária.
Contraindicação:
- Allegra é contraindicado para uso em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Precauções:
- Gravidez e lactação
- Não há estudos de Allegra em mulheres grávidas e/ou lactantes.
- Allegra somente deve ser utilizado durante a gravidez e/ou lactação a menos que a relação risco/benefício seja avaliada pelo médico e supere os possíveis riscos para o feto e/ou lactente, respectivamente.
- Em estudos que abrangeram toxicidade reprodutiva realizados em camundongos, a fexofenadina não prejudicou a fertilidade, nem o desenvolvimento pré ou pós-natal e não foi teratogênica.
Categoria de risco na gravidez: categoria B. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Populações especiais
- Não é necessário ajuste de dose de Allegra em pacientes com insuficiência hepática e renal ou em idosos.
Alterações na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
- Estudos realizados com cloridrato de fexofenadina não demonstraram associação do uso do produto com a atenção no dirigir veículos motorizados ou operar máquinas, alteração no padrão do sono ou outros efeitos no sistema nervoso central. Allegra não é sedante.
Dados de segurança pré-clínica
- O potencial carcinogênico do cloridrato de fexofenadina foi avaliado utilizando-se estudos com terfenadina com estudos farmacocinéticos de suporte demonstrando a exposição adequada do cloridrato de fexofenadina (através de valores plasmáticos de concentração da área sob a curva – AUC). Não foi observada evidência de carcinogenicidade em ratos e camundongos com terfenadina (até 150 mg/kg/dia), resultando em exposição plasmática da fexofenadina de até 4 vezes o valor terapêutico em humanos (baseado em 60 mg de cloridrato de fexofenadina, duas vezes ao dia).
- Vários estudos “in vitro” e “in vivo” realizados com cloridrato de fexofenadina não demonstraram mutagenicidade.
- Administrando-se cloridrato de fexofenadina em doses orais de 2000 mg/kg nos estudos de toxicidade aguda realizados em diversas espécies animais, não foi observado nenhum sinal clínico de toxicidade e nenhum efeito no peso corpóreo ou no consumo de alimentos. Não foram observados efeitos relevantes relacionados ao tratamento em roedores após necrópsia. Cães toleraram 450 mg/kg, administrados duas vezes ao dia, durante 6 meses e não demonstraram nenhuma toxicidade além de emese ocasional.
Modo de uso:
1) Retire a tampa externa e coloque o batoque (tampa interna) que acompanha a seringa dosadora no frasco de Allegra Pediátrico;
2) Utilize a tampa externa para fechar novamente o frasco e agite bem;
3) Retire a tampa externa e encaixe a seringa dosadora no orifício do batoque do frasco (tampa interna), vire o frasco de cabeça para baixo e puxe o êmbolo até a marca correspondente à dosagem necessária;
4) Administre o conteúdo da seringa diretamente na boca da criança;
5) Após a administração, lave a seringa com água e guarde-a na respectiva caixa para que possa ser utilizada novamente.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Leia a bula.